SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Effects of stimuli organization on identity matching-to-sample performances of persons with autismTheory of mind and first- and second-order mental states author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GONCALVES, Elaine Sabino  and  MURTA, Sheila Giardini. Avaliação dos efeitos de uma modalidade de treinamento de habilidades sociais para crianças. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.3, pp. 430-436. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000300011.

Este artigo descreve os efeitos de uma intervenção em habilidades sociais sobre comportamentos pró-sociais, autoconceito e aceitação pelos pares, em três crianças: P.1, comportamento agressivo e dificuldade de aprendizagem, gênero feminino, 9 anos; P.2, agressividade, gênero masculino, 7 anos; P.3, timidez excessiva, dificuldade de aprendizagem, gênero masculino, 13 anos. O programa foi baseado em técnicas cognitivo-comportamentais e foi feito em grupo, em 20 sessões. A avaliação de resultados, feita a partir do relato das crianças, de seus pais e pares, evidenciou um aumento em comportamentos pró-sociais e mudanças positivas no autoconceito e no julgamento dos pares. Recomenda-se que programas futuros voltados para crianças com dificuldades de aprendizagem estendam o treinamento em habilidades sociais para o contexto escolar.

Keywords : Habilidades sociais; agressividade infantil; timidez; intervenção em grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese