SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Evaluation of the effects of the social skills training method to childrenChildren and adolescents' commercial sexual exploitation: comparing truck drivers clients and non-clients of sexual "services" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ROAZZI, Antonio  and  SANTANA, Suely de Melo. Teoria da mente e estados mentais de primeira e segunda ordem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.3, pp. 437-445. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000300012.

Esta investigação visou aprofundar o conhecimento acerca da compreensão dos estados mentais de primeira e segunda ordem, verificando a influência de distintas expressões lingüísticas no desempenho das crianças. Participaram 113 crianças de NSE baixo de ambos os sexos divididos em quatro grupos de acordo com a condição de apresentação da tarefa. Cada grupo abrangeu 2 subgrupos por idade, um de 5 e outro de 6 anos de idade. Contava-se uma história envolvendo dois personagens inanimados e realizavam-se questionamentos sobre os estados mentais. Cada grupo foi entrevistado em uma das quatro condições que apresentavam expressões verbais distintas, assim como variavam em termos do questionamento ser de primeira ou segunda ordem. Assim, tivemos para a condição 1 (C1) - procurar em primeiro lugar, para condição 2 (C2) - procurar, para condição 3 (C3) - pensar e para condição 4 (C4) - espera encontrar. Análises das questões de crença falsa revelaram um efeito significativo para Idade e para Tipo de Questão. As médias de acertos nos três tipos de questões de crença falsa ao serem comparadas indicaram que a questão de Crença falsa de primeira ordem (37,80%) era mais fácil do que dois tipos de questões de segunda ordem (25,20% e 22,50%). Discutem-se os aspectos convergentes e divergentes com outros achados na literatura, tanto no que concerne a influência da idade, quanto do tipo de estado mental e expressões lingüísticas envolvidas.

Keywords : Teoria da mente; expressões lingüísticas; estados mentais de primeira e segunda ordem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese