SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Theory of mind and first- and second-order mental statesBetween the abortion and research: the embryo in the Brazilian press author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CERQUEIRA-SANTOS, Elder; MORAIS, Normanda A.; MOURA, Andreína S.  and  KOLLER, Silvia Helena. Exploração sexual de crianças e adolescentes: uma análise comparativa entre caminhoneiros clientes e não-clientes do comércio sexual. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.3, pp. 446-454. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000300013.

O objetivo desse estudo foi analisar comparativamente dois grupos de caminhoneiros, classificados respectivamente como "clientes" e "não clientes" da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas (ESCA) sobre seu envolvimento com esta atividade. Entrevistou-se 239 caminhoneiros em diferentes regiões brasileiras. As respostas foram categorizadas e os dados passaram por tratamento estatístico descritivo e inferencial. Aqueles que se auto-declararam como clientes (n = 85) da ESCA diferem do outro grupo (n = 154), porque informam passar mais tempo esperando a carga, costumar sair com prostitutas adultas mais que os não-clientes e ter menos conhecimentos sobre os direitos das crianças. No entanto, o perfil dos dois grupos para as variáveis demográficas e sobre a profissão são bastante semelhantes. O estudo destaca o caráter circunstancial do envolvimento destes caminhoneiros com a ESCA e a necessidade de se considerar as variáveis relacionadas ao comportamento sexual e ao conhecimento dos direitos da criança e do adolescente nas ações de enfrentamento da ESCA.

Keywords : Exploração sexual; crianças e adolescentes; caminhoneiros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese