SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Leadership, cohesion and satisfaction in sporting teams: a study with Portuguese football and futsal athletesCognitive polyphasia and the iconic structure of the social representation of death author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FONSECA, Aline Arruda da; COUTINHO, Maria da Penha de Lima  and  AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de. Representações sociais da depressão em jovens universitários com e sem sintomas para desenvolver a depressão. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.3, pp. 492-498. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000300018.

Esta pesquisa objetivou apreender as representações sociais da depressão nos estudantes do curso de Psicologia de uma universidade na cidade de João Pessoa-PB. Fizeram parte da amostra 56 universitários de ambos os sexos, com idades de 18 a 26 anos. Como instrumentos, foram utilizados o Beck Depression Inventory para screening da amostra e o Teste de Associação Livre de Palavras. Os dados foram processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados através da Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes objetivaram suas representações da depressão na melancolia e desilusão, num vínculo de apoio e necessidade de ajuda. A carência afetiva foi apontada como desencadeante depressivo e os fatores associados à percepção de si mesmos são elaborados com a realidade social do contexto em que vivem, mostrando que as associações semânticas trazidas pelos universitários resultam dos problemas que circundam seu posicionamento na sociedade, assim como a informação da doença.

Keywords : Depressão; estudantes de Psicologia; Associação Livre de Palavras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese