SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3"PERCEP" software for experiment control of temporal judgment research with humans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALMEIDA, Argus Vasconcelos de  and  FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha. Piaget e as teorias da evolução orgânica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2008, vol.21, n.3, pp. 525-532. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000300022.

As teorias da evolução orgânica, principalmente a de Darwin, tiveram enorme impacto nas ciências humanas, notadamente na psicologia. Piaget importou da biologia diversas formulações teóricas que fundamentaram as suas teorias sobre o desenvolvimento ontogenético humano. A sua tese central estabelece a existência de uma correspondência de funções e isomorfismos parciais de estruturas entre a biologia evolutiva e as funções cognitivas dos sujeitos. Entretanto, suas idéias sobre a evolução dos seres vivos, com ênfase no papel do comportamento na evolução, pouca influência tiveram na biologia dominante de sua época. Não obstante, as teorias epigenéticas contemporâneas da evolução, em confronto teórico com o paradigma neodarwinista, reproduzem e atualizam as idéias piagetianas sobre a evolução e desenvolvimento dos seres vivos. Nesse sentido, defende-se aqui a idéia segundo a qual Piaget formula plataforma teórica que estabelece bases comuns para a psicogênese e a evolução orgânica.

Keywords : Desenvolvimento e evolução; epigênese; psicogênese; teorias da evolução orgânica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese