SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Attitudes toward alcohol, marijuana and other drugs use: verifying relations of prediction and mediationEvaluation of Brazilian family farming program: a study on the intention of repaingy the agricultural credit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria; ROMAO-DIAS, Daniela  and  DI LUCCIO, Flávia. Uso de entrevistas on-line no método de explicitação do discurso subjacente (MEDS). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp. 36-43. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100006.

Tradicionalmente, tal como outros métodos qualitativos que usam entrevistas, a coleta de dados do MEDS é realizada em encontros presenciais que têm como modelo as conversas cotidianas em contextos informais. Com o advento da Internet, grande parte dessas conversas migrou para os ambientes de troca instantânea de mensagens on-line, que se popularizaram rapidamente. O argumento central deste trabalho é o de que, desde então, a coleta de dados por meio de entrevistas on-line, baseadas no modelo das conversas cotidianas informais que também ocorrem on-line, se tornou um procedimento de pesquisa sério e viável. São, portanto, discutidas as especificidades, requisitos, vantagens e desvantagens desta nova forma de entrevista. São, ainda, revelados o histórico, os raciocínios e as necessidades que a legitimam.

Keywords : MEDS; métodos qualitativos; entrevistas on-line; conversa informal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese