Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Psicologia: Reflexão e Crítica
Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153
Abstract
QUEIROZ, Sávio Silveira de; RONCHI, Juliana Peterle and TOKUMARU, Rosana Suemi. Constituição das regras e o desenvolvimento moral na teoria de piaget: uma reflexão Kantiana. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp.69-75. ISSN 0102-7972. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100010.
Os jogos de regras possuem complexos sistemas de regras expressos em relações sócio-culturais, favorecendo, segundo Piaget, o estudo da autonomia versus heteronomia, uma das dimensões do desenvolvimento moral. Nosso objetivo foi analisar a importância da constituição das regras para Piaget, examinando apropriações que ele faz de termos kantianos, proporcionando uma reflexão sobre termos que têm sido empregados diferentemente dos seus significados filosóficos originais. Observamos que a diferenciação entre duas morais, e a concepção de respeito, fundamental para o entendimento desta diferenciação, são pressupostos kantianos utilizados por Piaget. Concluímos que o entendimento do desenvolvimento moral na teoria piagetiana se evidencia quando precisamos alguns termos nos escritos kantianos.
Keywords : Piaget; Kant; desenvolvimento moral; jogos de regra.