SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Behavior development of preterm infants in the first year of lifeDaily hassles in the first-grade transition: student perception and association with school achievement and adjustment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CARVALHO-BARRETO, André de; BUCHER-MALUSCHKE, Júlia Sursis Nobre Ferro; ALMEIDA, Paulo César de  and  DESOUZA, Eros. Desenvolvimento humano e violência de gênero: uma integração bioecológica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp. 86-92. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100012.

O objetivo da presente pesquisa foi compreender a etiologia da violência de gênero usando a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. A abordagem bioecológica concebe a violência de gênero como um fenômeno multidimensional embasado em uma interação de diversos fatores. Assim, neste artigo emprega-se o modelo bioecológico como uma ferramenta heurística para organizar esses fatores em quatro níveis: pessoal, que compreende as características biológicas e psicológicas da pessoa; processual, que envolve as interações interpessoais; contextual, que inclui os aspectos da rede de apoio social, da comunidade, da cultura da pessoa; e temporal, que corresponde à intrageracionalidade, intergeracionalidade e transgeracionalidade. Os autores sugerem que o modelo proposto é um instrumento útil para guiar futuras investigações científicas e intervenções.

Keywords : Violência de gênero; violência doméstica; violência contra a mulher; desenvolvimento humano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese