SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Human development and gender violence: a bioecological integrationSocial representations centrality index from evocations (INCEV): an example of application on the study of the social representation on aging author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MARTURANO, Edna Maria; TRIVELLATO-FERREIRA, Marlene de Cássia  and  GARDINAL, Elaine Cristina. Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp. 93-101. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100013.

O artigo apresenta uma pesquisa conduzida em escolas públicas, com o objetivo de avaliar a intensidade do estresse percebido, associado ao cotidiano escolar na transição da 1ª série, bem como investigar associações entre desempenho, ajustamento e estresse em domínios específicos da vida escolar. Participaram 171 alunos da 1ª série, com idade entre 6 e 8 anos. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Estressores Escolares, Teste de Desempenho Escolar, Avaliação do Desempenho e do Ajustamento pelo Professor. Nos resultados, as crianças apontaram como mais estressantes os domínios de relacionamento com os companheiros e demandas do novo contexto. O estresse no domínio acadêmico foi negativamente associado a desempenho. A freqüência à educação infantil contribuiu para minimizar o estresse.

Keywords : Estresse cotidiano; transição escolar; relações com os pares; educação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese