SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Daily hassles in the first-grade transition: student perception and association with school achievement and adjustmentFamily foster care: a protective alternative for children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

WACHELKE, João Fernando Rech. Índice de centralidade de representações sociais a partir de evocações (INCEV): exemplo de aplicação no estudo da representação social sobre envelhecimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp. 102-110. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100014.

O artigo propõe uma técnica para caracterizar a estrutura de representações sociais a partir de dados de evocações livres, o INCEV, um índice que avalia a centralidade de elementos representacionais levando em consideração sua freqüência, incondicionalidade e importância. Um estudo empírico foi realizado acerca da representação social do envelhecimento, comparando os resultados do INCEV com o das técnicas de análise prototípica de Vergès e questionamento (MEC). A coleta de dados principal ocorreu com uma amostra de 218 estudantes universitários, que responderam a um questionário de evocações sobre o termo envelhecimento e caracterizaram cada resposta acerca da importância e possibilidade do objeto manter sua identidade prescindindo-se da palavra fornecida. Os resultados do INCEV mostraram-se mais próximos do MEC que os derivados da análise prototípica. Conclui-se que o INCEV apresenta indícios de validade e pertinência, tendo como vantagem a incorporação de princípios da teoria do núcleo central no levantamento inicial da representação.

Keywords : Abordagem estrutural; representações sociais; evocações; envelhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese