SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Social representations centrality index from evocations (INCEV): an example of application on the study of the social representation on agingThe composition of narratives by the therapist-patient dyad: an analysis of their organization and sequence of actions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

COSTA, Nina Rosa do Amaral  and  ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Acolhimento familiar: uma alternativa de proteção para crianças e adolescentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp. 111-118. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100015.

O acolhimento de crianças e adolescentes que vivenciam violação de direitos tem sido discutido no âmbito do desenvolvimento de políticas públicas e no meio acadêmico. Tais discussões visam elaborar diretrizes que garantam o direito à convivência familiar e comunitária e evidenciam um campo em reordenamento. Este artigo contextualiza o acolhimento familiar no cenário nacional, considerando-o como uma medida de proteção possível para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Discute-se também o reflexo de algumas perspectivas teóricas que abordam as relações de vínculo afetivo em situações de acolhimento. Argumenta-se que ao fomentar uma nova cultura de acolhimento são necessárias mudanças nas concepções de infância e juventude, nas significações de vinculação afetiva e nas políticas de assistência à infância e juventude.

Keywords : Acolhimento familiar; família; criança; adolescente; medidas de proteção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese