SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Family foster care: a protective alternative for children and adolescentsSynaptic plasticity: nature and nurture shaping the self author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DE CONTI, Luciane  and  SPERB, Tania Mara. A composição de narrativas pela dupla terapeuta-paciente: uma análise da sua organização e da sua seqüência de ações. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp. 119-127. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100016.

As narrativas são construídas para dar sentido à experiência humana e organizá-la temporalmente. É o ato de narrar que permite ao sujeito interpretar sua vida e criar uma significação pessoal para os eventos vivenciados. Nessa pesquisa, investigamos se o discurso elaborado pela díade estagiário-terapeuta/paciente, em uma situação de psicoterapia psicanalítica, organizou-se narrativamente. Posteriormente, analisamos qual a lógica da seqüência de ações presente nas narrativas compostas pela dupla terapêutica. A análise das transcrições das sessões de psicoterapia demonstrou que esse discurso está estruturado de forma narrativa porque apresenta os dois princípios necessários a sua organização: a sucessão e a transformação. Verificou-se também que a seqüência narrativa constituída nesse processo é regida pela lógica de causalidade semântica, a qual se impõe ao narrador ao longo do tecer da intriga, e não pela lógica de cronologia linear.

Keywords : Narrativa; narrativa autobiográfica; genealogia; psicoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese