SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Social skills training for adolescents: an experience in the program of comprehensive attention to the familyPsychosocial analysis of violence against elders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

KHOURY, Hilma Tereza Tôrres  and  GUNTHER, Isolda de Araújo. Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp. 144-152. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019.

Este artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos.

Keywords : Controle pessoal; percepção de controle; curso de vida; auto-regulação; controle primário e secundário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese