SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Social skills training for adolescents: an experience in the program of comprehensive attention to the familyPsychosocial analysis of violence against elders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

KHOURY, Hilma Tereza Tôrres  and  GUNTHER, Isolda de Araújo. Processos de auto-regulação no curso de vida: controle primário e controle secundário. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.1, pp.144-152. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000100019.

Este artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos.

Keywords : Controle pessoal; percepção de controle; curso de vida; auto-regulação; controle primário e secundário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License