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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

JUSTI, Cláudia Nascimento Guaraldo  and  JUSTI, Francis Ricardo dos Reis. Os efeitos de lexicalidade, freqüência e regularidade na leitura de crianças falantes do português brasileiro. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 163-172. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200001.

Os efeitos de lexicalidade, freqüência, regularidade e a interação entre esses últimos foram investigados por meio de uma tarefa de leitura administrada em crianças brasileiras que cursavam o correspondente a 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Computou-se o TR e a porcentagem de erros na leitura em voz alta de palavras e de pseudopalavras isoladas. Observou-se o efeito de freqüência e de lexicalidade, mas não o de regularidade e nem a interação entre freqüência e regularidade. Com base nesses resultados e nos resultados de outros estudos, hipotetizou-se que o efeito de regularidade, no português brasileiro, se restringe às séries iniciais. Além disso, questionou-se também a adequação de uma classificação categórica de regularidade em contraposição a uma classificação contínua.

Keywords : Leitura em voz alta; Efeito de freqüência; Efeito de regularidade.

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