SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The effects of lexicality, frequency, and regularity in Brazilian portuguese speaking childrenContexts and the partners of children's narration in the preschool author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

COSTA, Elis Regina da  and  BORUCHOVITCH, Evely. As estratégias de aprendizagem e a produção de textos narrativos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 173-180. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200002.

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a eficácia de uma intervenção em estratégias de aprendizagem na melhoria da qualidade da produção de textos de alunos. O estudo baseou-se num delineamento quase-experimental, realizado em 3 etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste. A qualidade da produção textual foi avaliada por meio da comparação de dois textos narrativos (pré e pós-teste), quanto aos aspectos estruturais (presença de elementos básicos), ao nível de articulação de idéias (categorias hierárquicas), aos erros ortográficos e à quantidade de linhas escritas. Participaram do estudo 35 alunos da 6ª série de uma escola pública da cidade de Catalão, Goiás, que foram distribuídos aleatoriamente nos grupos experimental (N=18) e controle (N=17). Constatou-se que os alunos do grupo experimental produziram textos, no pós-teste, de melhor qualidade, caracterizados por uma estrutura narrativa adequada, idéias mais bem articuladas e maior quantidade de linhas escritas.

Keywords : Estratégias de aprendizagem; Produção de textos; Formação de professores; Narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese