SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Learning strategies and narrative text productionChild-rearing practices and social development indicators in three-year-old children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SMITH, Vivian Hamann; BORDINI, Gabriela Sagebin  and  SPERB, Tania Mara. Contextos e parceiros do narrar de crianças na escola infantil. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 181-190. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200003.

A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade. Este trabalho investiga os contextos e a interlocução na construção de narrativas por crianças na rotina de uma turma de educação infantil. Participaram 14 crianças entre cinco e seis anos e seus educadores. Numa abordagem de tipo etnográfico, registraram-se as narrativas e seus contextos de produção. Verificou-se que as crianças narraram principalmente nos momentos informais, e menos nas oportunidades de fala eliciada e apoiada pela professora. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar a escuta, o estímulo e a interlocução entre pares, para promover diferentes gêneros e estilos narrativos em todos os momentos da rotina escolar.

Keywords : Linguagem e desenvolvimento; Narrativas de crianças; Educação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese