SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Contexts and the partners of children's narration in the preschoolA study on bullying victimization among peers in elementary and junior high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALVARENGA, Patrícia  and  PICCININI, Cesar Augusto. Práticas educativas maternas e indicadores do desenvolvimento social no terceiro ano de vida. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 191-199. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200004.

O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre as práticas educativas maternas e indicadores dos problemas de externalização e da competência social em crianças aos 30 meses de vida. Participaram do estudo 23 díades mãe-criança. No 30º mês de vida da criança foi realizada uma observação da interação mãe-criança para a avaliação das práticas educativas maternas, dos problemas de externalização e da competência social das crianças. Os resultados apóiam a literatura que relaciona práticas de orientação, controle assertivo e envolvimento parental positivo à competência social, e práticas coercitivas e permissivas aos problemas de externalização. Discute-se a relevância das práticas educativas parentais para a compreensão do desenvolvimento social, enfatizando a importância de práticas menos referidas na literatura, como a autorização de autonomia, a intrusividade e o controle ambíguo.

Keywords : Práticas educativas parentais; competência social; problemas de externalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese