SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Child-rearing practices and social development indicators in three-year-old childrenSocial competence and parental practices in adolescents with high and low academic achievement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FRANCISCO, Marcos Vinicius  and  LIBORIO, Renata Maria Coimbra. Um estudo sobre bullying entre escolares do ensino fundamental. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 200-207. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200005.

A presente pesquisa, de natureza quali-quantitativa, teve como objetivo caracterizar o bullying em duas escolas públicas estaduais de Presidente Prudente-SP, através da aplicação de questionários semi-aberto, em duzentos e oitenta e três alunos de 5as e 8as séries, quanto à: freqüência, gênero, local e idades prevalecentes de acometimento do bullying, tipos, local de residência do aluno, efeitos sobre o comportamento e sentimentos do vitimizado, e opiniões dos participantes sobre o enfrentamento do problema. O questionário utilizado baseou-se em estudos de Elliott (1992) e Olweus (1991). Os resultados permitiram caracterizar as dimensões do bullying na realidade estudada, bem como constatar sua presença no ambiente escolar, o que requer mais atenção dos profissionais da educação para o enfrentamento do fenômeno.

Keywords : Bullying; violência; escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese