SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2A study on bullying victimization among peers in elementary and junior high schoolFamily transitions: from divorce to remarriage in the Brazilian context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SAPIENZA, Graziela; AZNAR-FARIAS, Maria  and  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Competência social e práticas educativas parentais em adolescentes com alto e baixo rendimento acadêmico. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 208-213. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200006.

Este trabalho investigou as relações entre competência social, práticas educativas parentais e rendimento acadêmico em adolescentes. Participaram deste estudo 66 adolescentes divididos em dois grupos: alto e baixo rendimento acadêmico. Os instrumentos utilizados foram o CBCL e o YSR (Achenbach, 1991) e o IEP (Gomide, 2006). Os resultados mostraram que adolescentes de alto rendimento acadêmico são percebidos pelos pais como socialmente competentes e são criados com mais práticas educativas parentais positivas. Esses dados indicam que o rendimento acadêmico também é influenciado pela competência social e pelo modo como os adolescentes são educados pelos pais. Esses aspectos devem ser considerados em intervenções que pretendem promover a melhoria do rendimento acadêmico e o desenvolvimento de comportamentos ajustados ao contexto escolar.

Keywords : Competência social; Práticas educativas parentais; Rendimento acadêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese