SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Social competence and parental practices in adolescents with high and low academic achievementThe relationship between morphological awareness and contextual reading measured by the Cloze test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CANO, Débora Staub; GABARRA, Leticia Macedo; MORE, Carmen Ocampo  and  CREPALDI, Maria Aparecida. As transições familiares do divórcio ao recasamento no contexto brasileiro. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 214-222. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200007.

Este artigo tem como objetivo fazer considerações teórico-metodológicas sobre o tema do divórcio e do recasamento, apresentando as metodologias utilizadas em pesquisas nesta área e identificando novas possibilidades de estudos e intervenções. Para tanto, descrevem-se o panorama do divórcio no Brasil e as pesquisas encontradas nesta área, examinando os fatores relacionados com o processo de separação, o impacto associado a essa transição nas famílias, assim como o período de pós-divórcio e de recasamento. Considera-se que existem lacunas a ser preenchidas com novos estudos, de modo que se sugere a realização de pesquisas envolvendo o processo de divórcio e recasamento nos diferentes momentos do ciclo vital da família, bem como sobre a fratria dos filhos de casais divorciados, sobre as variadas configurações familiares e sobre a rede de apoio a essas famílias.

Keywords : Divórcio; Pós-divórcio; Recasamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese