SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The relation among variables of mental health and cognition in widowed eldersAlcohol: gender and implications in the violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SANT'ANNA, Ana Carolina Cunha  and  SEIDL, Eliane Maria Fleury. Efeitos da condição sorológica sobre as escolhas reprodutivas de mulheres HIV positivas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 244-251. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200011.

O estudo investigou a percepção de mulheres vivendo com HIV/Aids quanto aos efeitos da soropositividade sobre suas escolhas reprodutivas. Optou-se pelo delineamento qualitativo com uso de entrevista individual semi-estruturada com trinta mulheres HIV positivas em idade reprodutiva. A maior parte delas (n=18) afirmou que a soropositividade modificou o desejo de ter filhos. As categorias de motivos mais freqüentes foram o receio do risco de transmissão do HIV para o bebê e soropositividade como sinônimo de morte. Os resultados sinalizam a necessidade de que os serviços atuem em consonância com os programas de atenção integral à saúde da mulher e os princípios do Sistema Único de Saúde, acolhendo e respeitando as decisões reprodutivas de mulheres soropositivas.

Keywords : Escolhas reprodutivas; Mulheres vivendo com HIV/Aids; Direitos reprodutivos; Transmissão vertical do HIV.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese