SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Effects of seropositivity in reproductive choices of women living with HIV/AidsPrototypical faces from samples of the population of a Brazilian region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALMEIDA, Rosa Maria Martins de; PASA, Graciela Gema  and  SCHEFFER, Morgana. Álcool e violência em homens e mulheres. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 252-260. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200012.

O uso nocivo do álcool configura-se como um problema de saúde pública, associado ao aumento da violência, envolvendo ambos os sexos. Esse artigo tem por objetivo discutir sobre o impacto do uso do álcool em homens e mulheres do ponto de vista neurobiológico, enfatizando a ação psicoativa da substância e sua implicação no comportamento violento. Foi conduzida uma análise baseada em artigos selecionados nas fontes eletrônicas do Scielo, LILACS, MEDLINE, PubMed e Web of Science no período de 1996 a 2008. Do total de 420 artigos selecionados, 90 foram considerados relevantes para a análise. Verificou-se que o uso nocivo do álcool causa mudanças neuroquímicas e alterações nas funções cognitivas, podendo gerar comportamentos violentos em homens e mulheres, entretanto, evidenciou-se importantes diferenças entre os sexos quanto à ação psicoativa do álcool, assim como, no tipo de violência expressa. Estudos sobre a temática proposta ainda são escassos, sugerindo a necessidade de pesquisas futuras que possam contribuir para um melhor entendimento e para ações preventivas eficazes.

Keywords : Álcool; Violência; Cérebro; Cognição; Comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese