SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Alcohol: gender and implications in the violenceComparative study about preoperative stress on patients attended by the National Health System and private health care plans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MENDES, Ana Irene Fonseca; ARRAIS, Kátia Cruvinel  and  FUKUSIMA, Sérgio Sheiji. Faces prototípicas provenientes de amostras populacionais de uma região brasileira. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 261-268. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200013.

O objetivo dessa pesquisa foi gerar, por meio de técnica de computação gráfica denominada morphing, faces prototípicas masculinas e femininas a partir de amostras de pessoas que se autodeclaram brancas, pardas e pretas na região de Ribeirão Preto (SP). A cada face prototípica foram utilizadas 64 imagens de faces de voluntários. As faces prototípicas e as faces que as compuseram tiveram a tipicidade de sua cor ou raça julgada por terceiros. Os julgamentos indicaram uma concordância entre a cor/raça-autodeclarada e a heteroatribuída o que indica que os protótipos são representativos de suas respectivas categorias de cor/raça. Discute-se como as faces prototípicas podem ser empregadas em pesquisas básicas e aplicadas em percepção e reconhecimento de faces.

Keywords : Face prototípica; Reconhecimento de faces; Atratividade; Peculiaridade; Tipicidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese