SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Receptive reading: an experience of becoming awarePhilosophical psychology in the 19th century: soul faculties and relations among intelligence, sensibility and will author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

AFONSO, Jorge M. P.  and  GOMES, A. Rui. Stress ocupacional em profissionais de segurança pública: um estudo com militares da Guarda Nacional Republicana. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 294-303. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000200017.

Este trabalho analisa o "stress" ocupacional em 95 militares da Guarda Nacional Republicana Portuguesa. Para tal, utilizámos um protocolo de avaliação com medidas do "stress" global, "burnout", "coping" proactivo, comprometimento organizacional, satisfação com a vida e satisfação/realização profissional. Os indicadores de fidelidade e validade dos instrumentos foram muito aceitáveis. Os resultados de "burnout" por dimensão apontaram níveis apreciáveis de exaustão emocional (12%), seguidos do cinismo (10%) e da baixa eficácia profissional (8%) (mas nenhum participante registou valores de "burnout" nas três dimensões, em simultâneo), observando-se também variáveis distintas na predição destas três áreas. A análise discriminante entre subgrupos da amostra permitiu verificar dois aspectos principais: (a) menores níveis de comprometimento organizacional e maior utilização de "coping" proactivo nos militares mais novos e/ou inexperientes e (b) maior desejo de abandonar o emprego/trabalho bem como maior cinismo parecem identificar os profissionais mais velhos e/ou mais experientes. No final, os autores discutem a importância de a investigação futura analisar os efeitos da maior tendência para o cinismo com o aumento da idade dos participantes e os efeitos do menor comprometimento organizacional por parte dos mais novos em termos da sua eficácia profissional.

Keywords : Stress ocupacional; Burnout; Coping; Comprometimento organizacional; Satisfação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese