SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Identity development in brazilian adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BELLE, Andressa Henke; ANDREAZZA, Ana Cristina; RUSCHEL, Jan  and  BOSA, Cleonice Alves. Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp. 317-325. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300001.

O presente estudo investigou o estresse parental em mães de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) (n=30), de crianças com TDAH e comorbidade com o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) (n=30), e com desenvolvimento típico (n=30). Além disso, foram investigadas possíveis correlações do estresse parental, com as estratégias de coping, apoio social e severidade do TDAH. As mães foram avaliadas a partir dos seguintes instrumentos: Questionário de Suporte Social (SSQ); Inventário de Coping Parental - Área da Saúde - CHIP; Questionário de Estresse Parental para Pais de Criança com Transtorno de Desenvolvimento; MTA SNAP-IV Escala de pontuação para pais e professores. Dentre outros fatores, os resultados indicaram que as mães das crianças com TDAH combinado e TDAH + TOD apresentaram mais estresse parental do que mães de crianças com desenvolvimento típico e que o apoio social, o coping auto-estima e médico atuaram como moderadores do estresse parental.

Keywords : Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade; Estresse; Apoio social; Estratégias de coping; Adaptação familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese