SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividadeO abrigo como fator de risco ou proteção: avaliação institucional e indicadores de qualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972

Resumo

SCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena; AZNAR-FARIAS, Maria  e  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp. 326-333. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300002.

Identidade é composta pelos valores, crenças e metas com que um indivíduo está comprometido. Existem quatro estados de identidade: difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida, identificados de acordo com a presença de exploração das alternativas e com a intensidade dos compromissos. Este trabalho verificou os estados de identidade em que se encontravam 753 adolescentes de 15 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo que responderam ao EOMEIS 2, uma escala tipo Likert que avalia os estados de identidade. A maioria dos adolescentes encontrava-se em moratória. Verificou-se uma associação positiva entre o sexo feminino e os estados de moratória e identidade estabelecida; entre a primeira série do Ensino Médio e o estado de pré-fechamento.

Palavras-chave : Identidade do ego; Adolescência; EOMEIS 2.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português