SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Apego, conflito e auto-estima em adolescentes de famílias intactas e divorciadasEstudo longitudinal do desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo no primeiro ano pós-natal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972

Resumo

LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro; PICCININI, Cesar Augusto  e  LOPES, Rita de Cássia Sobreira. O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp. 353-361. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300005.

O presente estudo investigou o processo de separação-individuação de adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade. Os participantes foram três adolescentes, com 16 a 18 anos de idade no início da coleta de dados, residentes em Porto Alegre. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso coletivo, de caráter longitudinal, para avaliar tal aspecto junto aos adolescentes no terceiro trimestre de gestação, terceiro mês, primeiro e segundo ano do bebê. Os relatos dos participantes foram analisados através de análise de conteúdo qualitativa, buscando investigar indicadores da segunda (Blos, 1996) e terceira (Colarusso, 1990) individuação. Foi possível constatar características das duas fases desse processo, especialmente no segundo ano do bebê, indicando que a paternidade, apesar de dificultar a vivência de algumas tarefas específicas da adolescência, trouxe alguns avanços no aspecto emocional.

Palavras-chave : Adolescência; Paternidade; Processo de separação-individuação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português