SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidadeMecanismos de atenção selectiva na perturbação de hiperactividade com déficit de atenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972

Resumo

NOBRE, Fabíola Dantas Andréz; CARVALHO, Ana Emília Vita; MARTINEZ, Francisco Eulógio  e  LINHARES, Maria Beatriz Martins. Estudo longitudinal do desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo no primeiro ano pós-natal. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp.362-369. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300006.

O objetivo do estudo foi avaliar indicadores de desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo e comparar o desempenho nas faixas de 5 a 7 e 10 a 14 meses de idade corrigida. Foram relacionados indicadores do desenvolvimento com variáveis neonatais e do ambiente familiar e sexo. Trinta crianças foram avaliadas pelo Denver-II. As cuidadoras responderam à entrevista e o prontuário médico foi analisado. Na faixa de 5 a 7 meses, 20 % das crianças apresentaram risco para problemas de desenvolvimento e 27% de 10 a 14 meses. Houve diferença significativa entre as fases com mais risco na linguagem na faixa de 10 a 14 meses. As crianças nascidas com menor peso e idade gestacional, que permaneceram mais tempo hospitalizadas e com situações familiares adversas apresentaram mais problemas de desenvolvimento.

Palavras-chave : Pré-termo; Muito baixo peso; Desenvolvimento; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons