SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Psychology, behavior, processes and interactionsCase study as scientific research procedure: reflection from clinical work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PINTO, Rosana do Carmo Novaes  and  SANTANA, Ana Paula. Semiologia das afasias: uma discussão crítica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp. 413-421. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300012.

O artigo discute a semiologia das afasias, que teve início no século XIX com Broca e Wernicke. Não é nosso objetivo fornecer uma lista exaustiva de sintomas e síndromes para tratar do tema, já que buscamos discutir criticamente por que a semiologia das afasias ainda se baseia principalmente em perspectivas orgânicas na prática clínica e na pesquisa científica. Também discutimos as contribuições de Luria e de Jakobson para uma melhor compreensão de como a linguagem está comprometida nas afasias e como a Lingüística Moderna, sobretudo a Neurolingüística Discursiva, pode iluminar o debate. Analisamos alguns dados para ilustrar os pressupostos teóricos e metodológicos das referidas abordagens e discutimos ainda o peso excessivo que as classificações têm no contexto clínico.

Keywords : Afasia; Semiologia; Neurolinguística; Terapia de fala; Clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese