SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Semiology of aphasias: a critical discussionDiagnosis screening in the interdisciplinary neuropsychological assessment process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PEREIRA, Laïs de Toledo Krücken; GODOY, Dalva Maria Alves  and  TERCARIOL, Denise. Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp. 422-429. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300013.

O artigo tem por objetivo refletir sobre questões metodológicas e epistemológicas relativas à utilização do Estudo de Caso como estratégia de pesquisa científica. São apresentadas três modalidades de estudos de caso na área da fonoaudiologia, focalizando a seleção de caso a partir de análise estatística, o uso do arquivo clínico na pesquisa e a construção da teoria de clínica. Analisam-se vantagens, possibilidades, dificuldades e cuidados necessários à utilização da estratégia. Os resultados evidenciam a flexibilidade da estratégia relativamente à seleção dos casos, coleta, análise e interpretação dos dados, salientando sua versatilidade. Destaca-se a transitividade da estratégia por diferentes esferas de conhecimento, da atuação clínica à construção teórica e ao ensino, ressaltando seu papel na construção do conhecimento na área.

Keywords : Estudo de caso; Pesquisa qualitativa; Método de pesquisa; Clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese