SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Case study as scientific research procedure: reflection from clinical workOptimism in children and adolescents: LOT-R adaptation and validation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NAVATTA, Anna Carolina Rufino; FONSECA, Maria Fernanda; MUSZKAT, Mauro  and  MIRANDA, Mônica Carolina. Triagem diagnóstica no processo de avaliação neuropsicológica interdisciplinar. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp. 430-438. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300014.

O presente artigo apresenta o modelo de triagem diagnóstica interdisciplinar de um núcleo assistencial neuropsicológico infantil. O modelo de triagem está fundamentado numa perspectiva bio-psico-social, que consiste na entrevista inicial com as crianças em grupo realizado uma equipe interdisciplinar. O modelo se justifica pelo fato de que essa percepção inicial do neuropsicólogo, através do modelo tradicional, é demorado, caro, e às vezes ineficiente para determinados pacientes neurológicos. A proposta de que possa direcionar o processo, gerando um ponto de partida para a avaliação neuropsicológica da criança. A implementação deste procedimento em serviços ambulatoriais propicia benefícios amplos que envolvem não só a redução de custos, como também a humanização do atendimento ao paciente.

Keywords : Triagem; Diagnóstico; Neuropsicologia; Interdisciplinaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese