SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Personality and coping in patients with eating disorders and obesityEvidence of validity between perception of family support inventory and familiogram (FG) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MANSO, Ana  and  ALMEIDA, Ana Tomás de. Um discurso a duas vozes: potencialidades de um estudo interpretativo sobre lei e institucionalização. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp. 455-465. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300017.

A ordem jurídica e a medida de internamento constituem-se como categorias centrais da análise de conteúdo das entrevistas de 15 jovens institucionalizados num Centro Educativo de Portugal, por prática de facto qualificado pela lei como crime. A técnica geradora de estrutura de discurso, usada como instrumento de validação comunicativa dos significados emergentes dos discursos, permite identificar as representações sociais que os jovens constroem sobre as categorias, a partir das quais o investigador realiza o seu próprio trabalho interpretativo. Os resultados apontam para uma concepção heterónoma do dever jurídico, sendo que os jovens associam ao internamento uma função, simultaneamente, educativa e sancionadora. Finalmente, este estudo pretende evidenciar as potencialidades de uma abordagem interpretativa em termos de investigação e intervenção.

Keywords : Análise de conteúdo; Ordem jurídica; Medida de internamento; Delinquência juvenil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese