SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Evidence of validity between perception of family support inventory and familiogram (FG)The social construction of a multifamily group in the treatment of the eating disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TAMAYO, Mauricio Robayo. Burnout: implicações das fontes organizacionais de desajuste indivíduo-trabalho em profissionais da enfermagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp. 474-482. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300019.

Esta pesquisa investigou a relação entre o burnout e as fontes organizacionais de desajuste indivíduotrabalho. Cento e noventa profissionais de enfermagem responderam uma escala de burnout e um questionário de fontes organizacionais de desajuste. Foram verificados níveis alto, moderado e baixo de burnout. Evidenciaram-se correlações diretas e significativas entre as fontes de desajuste e os três fatores de burnout. As fontes de desajuste Ausência de Coleguismo, Sobrecarga de Trabalho e Conflito Valores e Práticas Organizacionais revelaram-se preditores significativos para Exaustão Emocional. O fator Desumanização somente foi predito por Sobrecarga de Trabalho. O fator Decepção foi predito por Ausência de Coleguismo e Sobrecarga de Trabalho. A relação entre o burnout e as fontes organizacionais de desajuste foi evidenciada.

Keywords : Burnout; Fontes organizacionais de desajuste indivíduo-trabalho; Profissionais de enfermagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese