SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Burnout: implications of the organizational sources of job-person mismatches in nursing workersFrom columbine to virgínia tech: empirical based reflections about an expanding phenomenon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SOUZA, Laura Vilela e  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. A construção social de um grupo multifamiliar no tratamento dos transtornos alimentares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2009, vol.22, n.3, pp. 483-492. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722009000300020.

O objetivo desse estudo foi compreender os sentidos produzidos e negociados pelos familiares sobre a participação em um grupo de apoio para cuidadores de pessoas diagnosticadas com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa. Por meio da abordagem teórico-metodológica do Construcionismo Social puderam ser resgatados os sentidos acerca da participação grupal, os discursos sociais que sustentam essas construções e as suas conseqüências para a interação grupal. Ao serem entendidos como verdades absolutas, esses sentidos produziram movimentos de segregação e afastamento no grupo. Ao serem revisitados, promoveram o aparecimento de sentidos alternativos, evidenciando o caráter construído e negociado do espaço grupal. Acredita-se que esse conhecimento pode trazer valiosas contribuições para o planejamento de estratégias de atendimento no contexto de tratamento dos transtornos alimentares.

Keywords : Construcionismo social; Processo grupal; Família; Transtornos alimentares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese