SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Mental representations of attachment and the perception of parental pratices by young adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SILVEIRA, Sandra Cristina da; CAMARGO, Brígido Vizeu  and  CREPALDI, Maria Aparecida. Assistência ao parto na maternidade: representações sociais de mulheres assistidas e profissionais de saúde. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 01-10. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100002.

Estudo de caráter comparativo que teve por objetivo investigar representações sociais (RS) de mulheres assistidas (20) e profissionais de saúde (20), sobre a assistência ao parto em maternidades. Foram realizadas 40 entrevistas que examinaram duas maternidades com enfoques diferentes de assistência ao parto. Para a análise dos dados utilizou-se a análise lexicográfica e classificação hierárquica descendente dos textos (ALCESTE). Entre os profissionais encontraram-se duas representações distintas: a primeira, denota uma visão medicalizada da assistência, e a outra aponta para uma assistência identificada com a proposta do Movimento pela Humanização do Parto e Nascimento. Entre as mulheres assistidas a qualidade da relação estabelecida com os profissionais é o fator que maior influência parece exercer sobre a maneira como representam a assistência recebida.

Keywords : Assistência ao parto; Humanização do parto; Representações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese