SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Mental representations of attachment and the perception of parental pratices by young adultsAttention deficit hyperactivity disorder: A glance at the elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

OLIVEIRA, Fabiana Pereira Sabino de  and  FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira. Adesão ao tratamento do hipotireoidismo congênito segundo relato de cuidadores. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 19-28. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100004.

Esta pesquisa procurou identificar variáveis que interferem na adesão ao tratamento segundo relato de cuidadores de crianças com Hipotireoidismo Congênito atendidas em um centro de referência no Estado do Pará. Participaram 50 cuidadores primários, com idade entre 17 e 55 anos, com diferentes graus de parentesco com a criança. As variáveis relacionadas à adesão foram identificadas por meio de entrevistas com os cuidadores, seguindo roteiro estruturado. Os resultados indicaram que a maioria dos cuidadores desconhece sobre características da doença, etiologia, diagnóstico, tratamento e prognóstico, independen-temente da idade, escolaridade, grau de parentesco e tempo em que a criança está no Programa, dificultando a adesão ao tratamento. Para a maioria das crianças, o Teste do Pezinho foi realizado com atraso, indicando prejuízos ao tratamento.

Keywords : Adesão ao tratamento; Psicologia pediátrica; Hipotireoidismo congênito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese