SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Parental ethnotheories: a study with mothers living in the capital and countryside of Santa Catarina StateVariables of impact on quality of life of HIV-positive people over 50 years old author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FRIZZO, Giana Bitencourt; PRADO, Luiz Carlos; LINARES, Juan Luis  and  PICCININI, Cesar Augusto. Depressão pós-parto: evidências a partir de dois casos clínicos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 46-55. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100007.

O presente estudo examinou a conjugalidade em duas famílias em que a esposa apresentava depressão pós-parto, com base no Inventário Beck de Depressão e em uma entrevista diagnóstica. Os maridos não apresentavam depressão. Foi utilizado delineamento de estudo de casos para investigar como a conjugalidade era vivenciada nesse contexto. As entrevistas foram realizadas individualmente com ambos membros do casal, tendo sido gravadas e posteriormente transcritas. Os resultados revelaram que a conjugalidade estava sendo experienciadas com dificuldades em ambas as famílias, mas de maneira particular em cada caso, especialmente com relação à comunicação entre o casal e conseqüente estrutura da relação conjugal. Os resultados corroboraram a literatura, que associa a depressão com dificuldades na conjugalidade, mas indicam que há diferentes aspectos que podem ser afetados em cada família.

Keywords : Depressão pós-parto; Conjugalidade; Relacionamento conjugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese