SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Variables of impact on quality of life of HIV-positive people over 50 years oldRevised Work Values Scale - WVS-R author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CASTRO, Elisa Kern de  and  MORENO-JIMENEZ, Bernardo. Indicadores emocionais no desenho da figura humana de crianças transplantadas de órgãos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 64-72. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100009.

O objetivo do estudo foi examinar a presença de indicadores emocionais no Desenho da Figura Humana (DFH), utilizando o sistema Koppitz, em crianças transplantadas e sem problemas de saúde, comparando-as de acordo com o sexo. Quarenta e sete crianças transplantadas e 88 sem problemas de saúde com idades entre 5 e 12 anos completaram o DFH e responderam a uma entrevista sobre o mesmo. O teste t mostrou que os meninos transplantados apresentaram mais indicadores emocionais que os meninos sem problemas de saúde. Análise de regressão logística evidenciou que o indicador integração pobre das partes e DFH na posição esquerda do papel são características típicas das crianças transplantadas. Os resultados indicam que as crianças transplantadas, especialmente os meninos, possuem maiores riscos de apresentar problemas psicológicos. Uma avaliação sistemática desses pacientes é necessária para minimizar eventuais conseqüências emocionais relacionadas à doença crônica e ao transplante de órgãos na infância.

Keywords : Infância; Transplante de órgãos; Problemas psicológicos; Desenho da figura humana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese