SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Moral Judgment Test (MJT) adaptation for different cultures: Brazilian casePerformance of the elderly in the CERAD cognitive battery: relations with socio-demographic variables and perceived health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FERNANDES, Helder M.  and  VASCONCELOS-RAPOSO, José Jacinto Branco. Análise factorial confirmatória do TEOSQp. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 92-101. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100012.

O propósito do presente estudo foi avaliar a confiabilidade, a validade factorial e a invariância (por sexo) da versão portuguesa do TEOSQ (Fonseca & Biddle, 2001). Integraram a amostra 1010 estudantes com uma média de idade de 15,42 anos. A análise factorial e da invariância foi avaliada através da análise factorial confirmatória. Os resultados corroboram a proposta de uma estrutura de duas subescalas (tarefa e ego). Com base nos índices de modificação e justificação teórica, o TEOSQ p foi reduzido a 12-itens, com melhores índices de adequação para o modelo oblíquo. Os resultados relativos à invariância por sexo não apresentaram apoio empírico total para a assumpção de equivalência multi-grupo, sugerindo que o TEOSQ p não parece avaliar as orientações cognitivas do mesmo modo, para os indivíduos do sexo masculino (modelo ortogonal) e feminino (modelo oblíquo). Face aos resultados obtidos, foram discutidas as implicações conceptuais, empíricas, assim como os aspectos de carácter aplicado.

Keywords : Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire; propriedades psciométricas; desporto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese