SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Confirmatory factor analysis of the Athlete Satisfaction Questionnaire (ASQ): Portuguese versionThe acquisition of regular verb morphology in brazilian portuguese: a cognitive linguistics approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MENESES, Pedro Paulo Murce  and  ABBAD, Gardênia da Silva. Construção e validação de um instrumento para avaliar auto-eficácia em situações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 121-130. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100015.

Pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas indicam a relevância de características individuais, como auto-eficácia, na explicação de efeitos de programas educacionais. Inúmeras medidas específicas de auto-eficácia foram elaboradas e validadas neste ínterim. Entretanto, estas escalas confundem-se com medidas que avaliam os efeitos de ações educacionais sobre o desempenho dos indivíduos. São raros os estudos que desenvolveram escalas gerais de auto-eficácia. O presente estudo relata o desenvolvimento de uma escala de auto-eficácia geral. O instrumento, composto por 15 itens, foi submetido à validação teórica e à validação empírica. Neste último processo, 1845 treinandos participaram da pesquisa, de forma que suas respostas foram submetidas a análises fatoriais exploratórias. Os resultados indicaram a validade, a precisão e a confiabilidade do instrumento de auto-eficácia desenvolvido.

Keywords : Auto-eficácia; Característica da clientela; Variáveis auto-referentes; Avaliação de treinamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese