SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Development and validation of an instrument to assess self-efficacy in personnel training, development and education situationsSoul, mind and brain in pre-history and early human civilizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SOUZA, André Luiz Elias de  and  CARDOSO-MARTINS, Cláudia. A aquisição da morfologia de verbos regulares no português brasileiro: uma abordagem da lingüística cognitiva. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 131-140. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100016.

A pesquisa em Lingüística Cognitiva no Brasil tem crescido de maneira considerável nos últimos anos. No entanto, ainda são poucos os estudos sobre a aquisição da linguagem que adotam o aporte teórico da Lingüística Cognitiva. Com o objetivo de preencher essa lacuna, o presente estudo investigou a produtividade de uma criança pequena no que tange o uso das diferentes flexões dos verbos regulares em português, em duas ocasiões diferentes: quando a criança tinha 1 ano e 10 meses de idade e quando ela tinha 2 anos e 2 meses de idade. Os dados foram retirados do banco de dados do projeto CHILDES. Apesar de ter havido um desenvolvimento significativo entre as duas ocasiões no uso das flexões verbais, os resultados sugerem que, em consonância com o paradigma da Lingüística Cognitiva, o conhecimento da morfossintaxe de verbos se desenvolve de forma gradual e é inicialmente pouco abstrato. As implicações desses resultados para uma teoria sobre a aquisição da linguagem são discutidas.

Keywords : Lingüística cognitiva; Morfologia de verbos; Aquisição da linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese