SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The acquisition of regular verb morphology in brazilian portuguese: a cognitive linguistics approachVisual attention focusing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CASTRO, Fabiano dos Santos  and  LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. Alma, mente e cérebro na pré-história e nas primeiras civilizações humanas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 141-152. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100017.

Atualmente, o debate sobre a natureza da mente humana vem tomando novos rumos graças ao desenvolvimento de diversos estudos, no campo das neurociências, que investigam a localização das funções cerebrais. Esses trabalhos vêm contribuindo para uma melhor compreensão dos substratos neurais das funções mentais, bem como da etiologia de diversos transtornos mentais. Entretanto, o conhecimento acumulado pela neurociência não ocorreu de forma súbita. Na verdade, o estudo das relações entre o cérebro e a mente não é recente. Da pré-história aos dias atuais, surgiram vários tipos de questionamentos a respeito da possível materialidade e localização das funções mentais humana. O presente trabalho apresenta, de forma histórica, como populações pré-históricas, assim como as primeiras civilizações, localizadas no Egito, na Mesopotâmia, na Índia e na China, desenvolveram e utilizaram conceitos relacionados com a alma, a mente e o cérebro humano.

Keywords : Relação mente-corpo; Civilizações antigas; História da Neurociência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese