SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Visual attention focusingValue correlates of desirable attributes of an ideal partner author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CORREA, Marcela Fulanete; CARDOSO-MARTINS, Cláudia  and  RODRIGUES, Larissa Assunção. O Conhecimento do nome das letras e a sua relação com o desenvolvimento da escrita: evidência de adultos iletrados. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp.161-165. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100019.

Dezenove adultos que não haviam começado a ler foram solicitados a escrever uma lista de palavras da melhor maneira que pudessem. De modo geral, suas escritas foram compostas de letras cujo nome podia ser claramente detectado na pronúncia das palavras (e.g., a escrita IU para chinelo ). Esses resultados sugerem que adultos iletrados utilizam seu conhecimento do nome das letras para conectar a escrita à fala. Como parece ocorrer entre crianças, o uso dessa estratégia resultou, algumas vezes, em escritas "silábicas", isto é, escritas em que o número de letras corresponde ao número de sílabas na pronúncia da palavra.

Keywords : Adultos iletrados; Escrita; Conhecimento do nome das letras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License