SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Visual attention focusingValue correlates of desirable attributes of an ideal partner author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CORREA, Marcela Fulanete; CARDOSO-MARTINS, Cláudia  and  RODRIGUES, Larissa Assunção. O Conhecimento do nome das letras e a sua relação com o desenvolvimento da escrita: evidência de adultos iletrados. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 161-165. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100019.

Dezenove adultos que não haviam começado a ler foram solicitados a escrever uma lista de palavras da melhor maneira que pudessem. De modo geral, suas escritas foram compostas de letras cujo nome podia ser claramente detectado na pronúncia das palavras (e.g., a escrita IU para chinelo ). Esses resultados sugerem que adultos iletrados utilizam seu conhecimento do nome das letras para conectar a escrita à fala. Como parece ocorrer entre crianças, o uso dessa estratégia resultou, algumas vezes, em escritas "silábicas", isto é, escritas em que o número de letras corresponde ao número de sílabas na pronúncia da palavra.

Keywords : Adultos iletrados; Escrita; Conhecimento do nome das letras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese