SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The relationship between letter name knowledge and the development of spelling: evidence from illiterate adultsThe understanding of law professionals from the Federal District about drug users under the current new law author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOUVEIA, Valdiney Veloso et al. Correlatos valorativos de atributos desejáveis de um/a parceiro/a ideal. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 166-175. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000100020.

Os objetivos deste estudo foram (a) conhecer em que medida e direção os valores humanos se correlacionam com os atributos desejáveis de um/a parceiro/a ideal; (b) saber quais destes atributos seriam considerados mais importantes em um parceiro ideal; e (c) avaliar se a importância dada a tais atributos desejáveis variaria em razão do sexo dos participantes. Fizeram parte da pesquisa 421 pessoas da população geral de João Pessoa (PB), com idade média de 25,9 anos, a maioria do sexo feminino (56,8%), solteira (70,5%) e com curso superior (65,4%). Estes responderam a Escala de Atributos do Parceiro Ideal, o Questionário dos Valores Básicos e perguntas demográficas. Os resultados indicaram que um conjunto consistente de subfunções valorativas se correlacionou com os atributos desejáveis de um/a parceiro/a ideal (por exemplo, as subfunções experimentação e normativa se correlacionaram com as dimensões atlética e tradicional, respectivamente). Por outro lado, revelaram também o papel do sexo dos participantes na diferenciação da importância dos atributos desejáveis; os homens valorizaram mais o atributo atlético e as mulheres o sociável . Estes resultados foram discutidos tendo-se em conta pesquisas prévias sobre a importância que homens e mulheres dão a atributos desejáveis de parceiros/as ideais.

Keywords : Valores; Relação; Interpessoal; Atributos; Parceiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese