SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Gender and birth order as parenting moderatorsDevelopment, psychopathology and attachment: an exploratory study with institutionalized children and their caregivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FAVERO-NUNES, Maria Angela  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Itinerário terapêutico percorrido por mães de crianças com transtorno autístico. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.2, pp. 208-221. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200003.

O objetivo do presente estudo é examinar o itinerário percorrido por mães de crianças com transtorno autístico na busca do diagnóstico e tratamento, relacionando-o com a convivência com o filho acometido. As participantes foram 20 mães, vinculadas a duas instituições de atendimento. Realizou-se uma entrevista com roteiro semi-estruturado, complementada por questionário sociodemográfico. Foram encontrados quatro núcleos temáticos: trajetória materna para conhecer o problema da criança, marcada por um movimento de peregrinação por serviços de saúde; modos de lidar com as dificuldades da criança; sobrecarga emocional materna; desamparo quanto ao futuro da criança. Conhecer o itinerário terapêutico contribui para o planejamento de programas e serviços especializados.

Keywords : Transtorno Autístico; Mães; Saúde Mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese