SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Chalenges of ethnograpy with street children: accessIn my gesture is your gesture: inclusion of disabled children in school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PESSOA, Ana Paula Perdigão; CORREA, Jane  and  SPINILLO, Alina. Contexto de produção e o estabelecimento da coerência na escrita de histórias por crianças. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.2, pp. 253-260. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200007.

O presente artigo examina a influência da escolaridade e do contexto de produção textual na escrita de histórias por crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental. Na primeira condição, as crianças produziram uma história inventada por elas. Na segunda, as crianças foram orientadas a reproduzirem por escrito um conto clássico infantil. As histórias foram classificadas segundo níveis distintos e crescentes de complexidade narrativa e de coerência. A escolaridade e as condições de produção influenciaram o estabelecimento da coerência textual, sendo que o efeito do contexto de produção sobre a escrita de história não foi o mesmo para todas as crianças. A sensibilidade ao contexto de produção estaria relacionada ao grau de domínio de um esquema narrativo de histórias apresentado pela criança.

Keywords : Linguagem Escrita; Narrativas; Estrutura do Texto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese