SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Contexts of textual production and the construction of coherence in stories written by childrenMeaning of life in adulthood and later life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  and  AMORIM, Katia de Souza. "Em meu gesto existe o teu gesto": corporeidade na inclusão de crianças deficientes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.2, pp. 261-269. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200008.

Objetivou-se investigar a questão da corporeidade (inerente relação corpo-mente-outro-ambiente) de crianças com Paralisia Cerebral, em processos de inclusão, por meio de transcrições de videogravações em ambiente escolar. Com base na perspectiva da Rede de Significações, à análise microgenética das cenas de interação, a corporeidade revela-se por meio dos lugares onde essas crianças são colocadas, do modo como os adultos as tratam e como elas reagem, bem como das práticas discursivas sobre educação, inclusão e deficiência presentes. O olhar dos outros derivam das e simultaneamente orientam as práticas e concepções que são construídas contínua e mutuamente em situadas relações entre essas crianças e os outros, em função e a partir de seus corpos, produzindo significações, posições e identidades sociais de modo dinâmico.

Keywords : Corporeidade; Dialogismo; Inclusão; Paralisia Cerebral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese