SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Parental involvement after separation/divorceCommunicative strategies of persons with Alzheimer's disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SCHNACK, Cristiane M  and  OSTERMANN, Ana Cristina. Infância e família: desenvolvimento infantil na perspectiva da fala-em-interação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.2, pp. 299-307. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200012.

O presente estudo apresenta a Análise da Conversa e discute como essa abordagem teórico-metodológica pode contribuir para o objetivo central do estudo, qual seja, o de compreender de que maneira a significação de infância está vinculada ao processo de socialização da linguagem e, por conseguinte, de desenvolvimento infantil. Investigam-se dados naturalísticos do cotidiano de duas famílias brasileiras. Constata-se que os significados culturais de infância nas famílias estudadas acabam também por definir espaços distintos de desenvolvimento infantil. Enquanto que em uma família a infância é vista como fase de transição e crescimento, em que os adultos esperam a criança crescer para que ela possa participar plenamente das atividades organizadas por eles, na outra família a infância é concebida como espaço de franca atividade, sendo as atividades dos adultos organizadas em função da criança.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Análise da fala-em-interação; Análise da conversa; Organização familiar; Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese