SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Childhood and family: child development from a talk-in-interaction perspectiveEpisodic memory training with emphasis on categorization for older adults without dementia and depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BRANDAO, Lenisa; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta  and  PENA-CASANOVA, Jordi. Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.2, pp. 308-316. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200013.

O objetivo deste estudo foi o de investigar estratégias compensatórias que ocorrem na comunicação de pessoas com doença de Alzheimer (DA). Na comparação entre os casos evidenciaram-se diferenças qualitativas. Predominaram estratégias de manejo do tema para o caso com declínio cognitivo moderado e estratégias de manejo do turno para o caso com declínio cognitivo moderado-grave. Concluiu-se que as habilidades de trocas de turnos em conversações mantiveram-se preservadas no caso que se encontrava no estágio moderado-grave, ainda que seus déficits discursivos fossem consideráveis. O paciente no estágio de declínio moderado pareceu permanecer consciente de suas habilidades discursivas e apresentou hiperativação de estratégias de manejo do tema.

Keywords : Doença de Alzheimer; Comunicação; Estratégias compensatórias; Turno; Tema.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese