SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Infância e família: desenvolvimento infantil na perspectiva da fala-em-interaçãoTreino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972

Resumo

BRANDAO, Lenisa; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta  e  PENA-CASANOVA, Jordi. Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.2, pp. 308-316. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200013.

O objetivo deste estudo foi o de investigar estratégias compensatórias que ocorrem na comunicação de pessoas com doença de Alzheimer (DA). Na comparação entre os casos evidenciaram-se diferenças qualitativas. Predominaram estratégias de manejo do tema para o caso com declínio cognitivo moderado e estratégias de manejo do turno para o caso com declínio cognitivo moderado-grave. Concluiu-se que as habilidades de trocas de turnos em conversações mantiveram-se preservadas no caso que se encontrava no estágio moderado-grave, ainda que seus déficits discursivos fossem consideráveis. O paciente no estágio de declínio moderado pareceu permanecer consciente de suas habilidades discursivas e apresentou hiperativação de estratégias de manejo do tema.

Palavras-chave : Doença de Alzheimer; Comunicação; Estratégias compensatórias; Turno; Tema.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português